sexta-feira, 4 de junho de 2010

Curso na Sorbonne


Agora que eu me toquei que eu não publiquei nada sobre o curso que eu fiz. Que absurdo! :o)

Fiz um curso de Civilização Francesa na Sorbonne. Acho que valeu MUITO a pena! Revi praticamente tudo o que eu já tinha aprendido de francês na minha vida em um curto período de tempo. E o mais interessante é que você revisa não só gramática, como aprende bastante sobre a cultura e história geral da França. Era muito legal quando a professora ficava nos contando curiosidades de lá. Você aprende francês e ganha conteúdo!

Bom saber: as crianças não têm aula na quarta-feira pois é considerado importante que elas vivam um pouco do ambiente de casa também. Ou seja, se você estiver precisando de um emprego...é uma opção ser babá, pois como os pais trabalham, a demanda por baby sitter nesse dia da semana é ENORME!

Como o curso é para estrangeiros, você conhece gente de todos os cantos do mundo. Isso é muito bom também! E a professora pedia para cada dia um apresentar algum tema para a turma em 15 minutos. A maioria contava sobre o seu país e levava várias fotos...Era o máximo!

Claro que o curso teve pontos negativos. A Sorbonne é super renomada, então o seu nível de exigência fica lá em cima, né? Para começar, o curso não é dado no belíssimo prédio turístico que você já conhece. Esse prédio quem usa são os franceses. Os cursos para estrangeiros são em prédios separados e com uma infraestrutura inferior. Nossa maior reclamação era a limpeza do banheiro!!

Além disso, a professora ficava insinuando o tempo todo que só os europeus têm uma cultura geral do mundo maravilhosa. E muitas vezes ela soltava umas piadinhas do tipo: "Pietro, você conhece esse escritor famoso francês, o resto da turma não deve conhecer." Falando diretamente com um italiano. Enfim, faz parte! Mas acho que a maior implicância dela era com os americanos. Até que ela parecia ter uma certa simpatia pelo Brasil.

Você pode fazer a inscrição para o curso aqui no Brasil mesmo. Eu fiz lá, mas os brasileiros já foram com tudo encaminhado. Só tem que fazer a prova de nivelamento quando chegar.

O curso era bem intensivo! Tínhamos aulas todos os dias e com uma carga horária reforçada. Eram 2 professoras diferentes. Uma ensinava somente fonética - 1h por dia. (30 minutos treinando e 30 minutos no laboratório gravando e escutando sua pronunciação). Essas aulas foram super válidas. A prof. já sabe qual a dificuldade de pronunciação dos brasileiros e espanhóis que é totalmente diferente das dificuldades dos russos por exemplo.

No geral, foi uma experiência maravilhosa! Eu SUPER indico :o)

No último dia, teve uma festinha de despedida.

 Conheço pessoas que fizeram outros cursos e também gostaram:

- Alliance Française
- France Langue

18 comentários:

Moi disse...

é isso aí...tem que colocar a foto da prof. possuída, hahaha!

Fernanda Copelli disse...

Vou publicar a resposta que enviei para uma menina que entrou em contato comigo por e-mail, pois pode ser útil para outros também.

"...não precisa ficar preocupada, pq eles cumprem com o que falam. de qualquer forma, se eu fosse vc, imprimia o e-mail e pegava o nome da pessoa que te passou a informação que será possível se inscrever com o atraso, só para evitar eventuais problemas.

é possível se inscrever aqui do Brasil mesmo. se vc se sentir mais segura... meus amigos foram com tudo certo. se quiser, eu pergunto onde eles fecharam o curso, se foi através do consulado...porém, o teste de nivelamento eu sei que é feito somente na França mesmo.

na minha turma, tiveram "retardatárias". eles geralmente marcam um outro dia de teste de nivelamento, após 1 semana do início da aula.

bom saber: a secretaria da Sorbonne funciona em horários bem reduzidos. (10h-12h e 14h-16h) - end.: rue des écoles, 17. essa informação é importante pois, no primeiro dia que fui me inscrever, "dei com a cara na porta". cheguei 12h15 e tive que ficar fazendo hora por muito tempo.

obs: se vc for formada, leva o seu diploma da faculdade (xerox). eles me pediram. se vc tiver passaporte europeu, faz a inscrição com ele.

boa sorte e qq dúvida, é só falar!"

Moi disse...

Oi Fê, eu fiz a pré-inscrição aqui mesmo no Brasil, pelo sitio: http://www.ccfs-sorbonne.fr, tem a taxa de pagamento, e eu enviei para eles escaneado o comprovante que tinha finalizado a faculdade.

Espero que ajude.
Beijo,
Cássia

Michelle Mazioli disse...

Fernanda,

Estou querendo ir para lá, para fazer o curso de 4 meses no final de 2011, mas como vou com o marido, queria saber se indica alguma local para estudantes que possam acomodar o casal.

Unknown disse...

OLÁ...ADOREI O TÓPICO, ESTÁ DE PARABÉNS.
PRETENDO IR A FRANÇA NO FINAL DO ANO, FAZER UM CURSO INTENSIVO DE 1 MÊS.
ESTOU ANALISANDO AS PROPOSTAS, E O QUE MELHOR SE ENCAIXA NO PERFIL QUE PROCURO.
GOSTARIA, SE POSSIVEL DE UMA AJUDA SUA.
RECONHEÇO QUE SUA EXPERIENCIA FOI FANTASTICA E QUE VC PODE ME AJUDAR MUITO.
PODERIA ME DIZER COMO QUE FAÇO PARA FAZER U CURSO DE FRANCÊS NA SORBONE?
OU SE TEM ALGUMA OUTRA ESCOLA EM QUE POSSA ME INDICAR?
FICO NO AGUARDO,

FELIPE@AROMATY.COM.BR.
NO AGUARDO,

Fábio disse...

Oi Fernanda! mto bacana seu post, aliás...todo seu blog!!
to pesquisando esse curso na Sorbonne para o fim do ano!!! eles pedem o BAC (12o. ano), o que é isso?! é diploma do ensino médio ou de faculdade?! parece que pode ser em português mesmo ne!?
Sobre o curso, tem um trabalho em conversação tbm ou não?!
desde já, obrigado!

Fernanda Copelli disse...

Fábio,

O BAC é o vestibular deles. Acho que vale levar o diploma da faculdade e, caso você não tenha concluído ainda, uma declaração da Universidade. É bom conferir se eles aceitam em português ou se será necessário traduzir para o francês. Eu não me lembro de ter traduzido nenhum documento para a minha inscrição, porém isso pode mudar dependendo do curso.
Na verdade, tem a aula de fonética/pronunciação e a "aula geral" que engloba gramática, redação, conversação, vocabulário etc.

Boa sorte!

Fernanda Copelli disse...

Felipe,

Obrigada pela visita ao meu blog.
Conheço pessoas que fizeram outros cursos e também gostaram:

- Alliance Française
- France Langue

Eu fiz a minha inscrição lá mesmo em Paris, na secretaria da Sorbonne, que funciona em horários bem reduzidos - (10h-12h e 14h-16h).
End.: rue des écoles, 17

Mas alguns amigos meus fizeram do Brasil através do site http://www.ccfs-sorbonne.fr.
Eles me informaram que é cobrada uma taxa, e depois de efetuar o pagamento, você pode enviar para eles o comprovante de conclusão da faculdade scanneado.

Boa sorte!

LETICIA RAMADE disse...

OLA FERNANDA, QUERIA SABER SE É NECESSÁRIO QUE EU TENHA CONCLUIDO MINHA FACULDADE? , POIS AINDA SOU ESTUDANTE , ESTOU FAZENDO ARQUITETURA.
E TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE ESTES CURSOS SÃO DADOS EM DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO, POIS ESTAREI DE FÉRIAS E É QUANDO PODERIE FAZER!
OBRIGADA.

Unknown disse...

Muito interessante o seu post. EStou querendo fazer um curso na Sorbonne em setembro deste ano até janeiro e queria umas dicas suas. Você pode entrar em contato comigo por email?
febaffa@gmail.com.

Obrigada!!

Carol disse...

Adorei os comentários sobre o curso.
Quero ir esse ano fazer e nao tenho certeza sobre o visto. Eles dao o visto de estudante para os 4 meses e depois disso vc é obrigado à voltar? Ou pode renovar lá caso continue estudando?
E a sede do cours de civilisation é na Rue des Écoles msm?
Desde já muitooo obrigada

Juliana Barreto disse...

Oi!

Estou indo fazer esse curso também, próxima semana!

Eu sou da turma que já tá indo com tudo encaminhado, já paguei e tudo. Mas tô super preocupada, porque no site eles falam da inscrição que vc faz com uma semana de antecedência.

Chego lá no domingo e não sei como posso resolver isso. Quando vc fez, vc precisou fazer algo antes ou foi na data que começavam as aulas?


Brigada!

Bernardo disse...

Boa Tarde!!

Muito Bacana seu blog, sem duvidas elimina muito os receios que temos ao tentar estudar fora! Parabnes!

Queria ver com você, o que seria mais interessante para aprimorar o francês, se é melhor fazer o curso da lingua, propriamente dito, ou se faço o de civilização, igual ao que vc fez. pelo que nos disse esse ultimo é mto bom, então ficou a dúvida!

Mto obrigado

Anônimo disse...

Olá Fernanda!

Tb tenho muito interesse em estudar na Sorbonne ocorre que terei apenas pouco mais de 30 dias entre o final de novembro e começo de dezembro. Vc acha q e possível? Outra coisa: meu nível e ainda iniciante ( faço alianca francesa) , vc acha q da para acompanhar o curso? E os custos? Desde já te agradeço muito. Aguardo suas respostas.

Patricia

Pdireito@ig.com.br

Fernanda disse...

Oii! Que legal!! Estou indo fazer esse curso em Julho do ano que vem, onde que você ficou durante a sua estadia??
fernanda_k_moura@hotmail.com
Beijos

Anônimo disse...

Oi Fernanda,
Quanto tempo durou seu curso? Vc pode mandar a resposta pro meu email?
majopessoa@terra.com.br
Ah, com quanto tempo de antecedência a gente deve começar a se inscrever?
Obrigada,
Marjorie

Anônimo disse...

Fernanda, tudo bom? Estou procurando um curso para iniciantes em sourbonne. Será que existe um curso de verão para iniciantes? Se puder me ajudar... obrigada!!!!!! Catarina!

Cida Santos disse...

Esse curso me interessa muito!! Adorei encontrar o Link da Universidade e as informações nesse Post. Me resta uma dúvida: acomodação! Quem já fez por favor me indiquem uma hospedagem pra o período de curso que seja BB. Obrigada!!

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...