domingo, 28 de fevereiro de 2010

Passeios Diferentes

Você sabia?



Aqui em Paris também tem uma Estátua da Liberdade!!




Aliás, foram os franceses que derem a estátua de NY de presente para os americanos e ficaram com uma cópia (bem menor) em Paris.


Fomos até lá! Estava muitooo frio nesse dia....e por ser perto do rio é um lugar que venta bastante. Mas...mesmo “congelados”, apreciamos um lindo pôr-do-sol!




A estátua fica no 16º arrondissement. Vale a pena observar os prédios ao redor pois são mais modernos e futuristas (diferente do que costumamos ver em Paris).




Museu do Perfume – Fragonard


Conheci o Museu do Perfume. Na verdade, tem 2 museus mais ou menos com o mesmo conteúdo. Um fica no número 9 da Rue Scribe e o outro fica no número 39 da Boulevard des Capucines (do lado de uma loja Lacoste). Os dois ficam BEM próximos!


O primeiro tem um diferencial que é a visita guiada. Acho que vale mais a pena! O outro tem uma mini-fábrica (que não deixa de ser interessante também). Mas se eu tivesse que escolher só um para ir seria o da Rue Scribe.



Foto da mini-fábrica

Observação: Se você tiver muito interesse por perfumes também é possível conhecer a fábrica da empresa que fica aberta todos os dias. Você ainda pode fazer uma visita guiada gratuita e comprar os perfumes por um preço mais em conta. (Não fica em Paris, fica no seguinte endereço: 20, Boulevard Fragonard – Grasse.) Mais informações no site: http://www.fragonard.com/parfums_grasse/FR/fragonard/grasse/




Aprendi que os perfumes em frascos de vidros devem ser guardados por apenas 2 ou 3 anos para não perder a sua qualidade. Enquanto os perfumes em recipientes de porcelana duram até 8 anos.



Em torno desses museus ficam ruas cheias de lojinhas!!! É um lugar legal para passear.

Feijoada com forró

O Julio descobriu esse evento e lá fomos nós!


Tinha um grupo de forró ensinando gringo a dançar. Engraçado! Foi animado e a feijoada ainda era bem feita :o)




O nome é Bizzart Club, mas é melhor checar no site a programação pois não é todo o dia que tem feijoada. Rs.. (www.bizzartclub.com)



Um amigo dele francês também foi...




>> Achados!!



O metrô de Paris é muito prático...deixa você próximo de qualquer lugar! Mas se quiser conhecer mesmo a cidade, o melhor é andar a pé. Você descobre coisas super bonitas que não aparecem em guias de viagens.


- Fontaine Saint-Michel

Fica do lado da entrada da estação de Saint-Michel.




- Entrada de Metrô decorada


Palais Royal Musée do Louvre. O nome da escultura é “Le kiosque de Noctambules” e foi esculpida por Jean-Michel Othoniel na ocasião do centenário do metrô.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Niver Tia Patrícia...em Paris!

Fomos na missa da Église Saint-Ignace (33 rue de Sévres). Foi bem legal! A igreja é super escondidinha e toda bonitinha!!





De noite, teve uma “festa internacional” lá em casa. Ficamos conversando sobre a cultura do Brasil, França, Itália e Japão. Cada um contando uma curiosidade do seu país...Foi animado!


O tio Maurício que fez as compras e estava tudo uma delícia! O Wataru ainda levou uns aperitivos japoneses. Provamos omeletes, croquetes...tudo bem gostoso!




Comprei umas velas diferentes...as chamas eram coloridas! Que máximo!




Foi um sucesso a festa!


Ópera de Paris


Conhecemos as áreas internas da Ópera...muito lindas!!! Tetos e lustres maravilhosos, chão decorado...entramos nos camarotes, no museu de figurinos, na biblioteca...vimos as maquetes dos cenários de peças famosas (como Romeu e Julieta). A máquina fotográfica não consegue capturar toda a beleza do lugar. Mas confira abaixo algumas fotos:





Place Vândome


É uma praça rodeada de joalherias renomadas. Fica bem perto da Ópera.


Último dia deles lá em casa :o(


Melhor jantar do ano!! Bifinho com um purê delicioso. Tudo feito pelo Tio Maurício!! E de sobremesa...Ben & Jerry’s...comprado pela tia Patrícia pois ela sabe que eu adoro.




Aliás...segue uma dica quente, ou será fria??!!! Hahaha...enfim, existe um evento anual em Paris promovido pelo Ben & Jerry’s que é o Free Cone Day. Acredite se quiser! Geralmente ocorre no meio/fim de abril e você ganha um sorvete de graça nas lojas da marca. Anote na agenda e quando chegar mais perto, confira a data certa no site: http://www.benjerry.fr/.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curso de Culinária na Escola Cordon Bleu

Vou dividir com vocês a minha experiência na Cordon Bleu...



O curso é super bem organizado! Fiquei impressionada positivamente!

Assim que cheguei, ganhei o meu kit - pastinha, caneta, postal, folder apresentando todos os cursos, perfil do professor e apostilas com as receitas que iríamos aprender. Tudo bem apresentado e personalizado com a logomarca de escola.

Tem mil opções de cursos e visitas (a supermercados e a vinícolas - sempre acompanhado de um professor). Me interessei por outro curso também: Ateliê do Pão...hummmm...que delícia! Aprender a fazer pão francês...

Observação: Foi lá que tomei o chocolate quente mais barato da minha vida (0.35 centavos de euro). Era desses feitos por máquina...

Tinha um grupo de brasileiros que foram enviados pelo SENAC para estudar a estrutura do curso e estavam participando de vários no mesmo dia.

Uma coisa interessante é que em Paris existe uma grande oferta de cursos de culinária voltados para criança (a partir de 8 anos). Legal, né? Será que a Fernandinha vai querer fazer algum?

Outra coisa que achei o máximo é que você pode fazer festa de aniversário infantil no Cordon Bleu. Super diferente!!!

Todos os cursos têm tradução para inglês (tradução simultânea - o chef  só fala francês e tem um intérprete do lado dele que repete o que foi falado, em inglês).

O meu professor foi o Chef Pâtissier Jean-Jacques Tranchant.



Tinham 24 alunos e as salas são equipadas com TV's e um espelho super bem bolado que reflete perfeitamente a imagem de tudo que está "acontecendo dentro das panelas".



O meu curso era apenas de demonstração, ou seja, não colocamos a mão na massa! Mas é uma experiência bastante proveitosa! O professor criou 2 pratos de sobremesa super elaborados e nos ensinou todos os truques de como preparar e servir de forma bem apresentada.

O que eu aprendi?? É segredo!! Não posso revelar os truques mágicos, mas na volta, eu prometo fazer um creme brulée à moda Cordon Bleu...rs!



Bom saber: Lá também tem uma lojinha que vende:
- produtos alimentícios (geléia, mostarda, azeite, etc)
- acessórios de cozinha
- souvenirs (chaveiro, camisa, etc.)

Tudo com a marca Cordon Bleu!!!

Então, vai uma dica...quem tem curiosidade de conhecer o espaço, mas não tem tempo de fazer o curso, pode tentar ir até lá e pedir para entrar na lojinha. :o) 

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Palestra Designpack Gallery

Estou me inscrevendo em várias palestras e cursos sobre marketing e áreas afins...

Minha primeira experiência desse tipo foi numa agência de publicidade e design chamada P'référence.

A agência fica numa loja de rua de 2 andares. No primeiro andar, eles criaram um espaço super interessante - Designpack Gallery!! É pequeno, mas super bem dividido e abriga:



- uma livraria (com livros voltados para a área de publicidade e design)
- uma lojinha que vende objetos estilosos
- uma galeria de design (aberta ao público). No momento estava tendo uma exposição excelente que apresentava as embalagens ganhadoras do Prêmio Pentawards 2009.


- e um auditório (onde acontecem conferências mensais gratuitas. Basta se inscrever pelo site e aguardar a confirmação por e-mail caso ainda tenha vaga disponível).

A palestra que fui era sobre branding ("Porquoi la vache que rit ne pleure jamais et otres sécrets génétiques des marques"). Só para esclarecer...o título brinca com o nome da famosa marca de queijo "La vache que rit".



O palestrante era o Frank Tapiro, um publicitário da agência Hemisfere Droit. Ele apresentou o conceito de marca de uma forma bem interessante, comparando a uma criatura viva (praticamente um ser humano) que tem seu próprio DNA e patrimônios genéticos.

Depois de apresentar toda a sua teoria, usou a Apple como exemplo para aplicar os conceitos criados por ele. Cool!

Valeu muito a pena!

Obs: Deu para perceber que os franceses têm uma certa "rivalidade" com americanos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Banheiros Irlandeses

Não são só os banheiros franceses que são curiosos...na Irlanda (Dublin) também encontrei uma descarga bem diferente: imita um porta!!





E o que mais me impressionou...já tinha lido num blog e confirmei: os banheiros de lá não têm interruptores e dificilmente têm tomada. Voltagem 220 + umidade do banheiro = perigoso. No nosso hotel, o secador de cabelo ficava pendurado na parede da sala. E o interruptor do banheiro ficava logo na porta de entrada.

 



Vivendo e apredendo...





terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Irlanda > Dublin > Primeiro dia!!

Ida para Dublin:



O nosso vôo saiu do aeroporto Beauvais que fica próximo a Port Maillot.



Fomos de Ryannair, o vôo durou 1 hora e pouco e durante esse período o avião era um comércio ambulante. As aeromoças passaram vendendo jornal, 10 minutos depois, um tal cigarro smokeless (que não acende, mas tem nicotina e dá a senseção de estar fumando), 10 minutos depois comidas e bebidas, 10 minutos depois perfumes e essas coisinhas tipo Free Shop, mas o nome é SkyShop, 10 minutos depois, como disse a aeromoça - chegou o momento mágico que você pode ganhar até 40 mil euros – passaram vendendo uma espécie de raspadinha. E aí, chegamos...lá tem um fuso horário de - 1 hora.



Curiosidade: a Ryannair foi criada em 1985 por irlandeses.
O vôo atrasou e só chegamos em Dublin meia-noite. Pegamos um ônibus especial – Air Coach – que deixou a gente na esquina do hotel. Ainda tinha uma lojinha aberta...compramos um achocolatado do Mars que o Nando amou. Lá estava mais menos frio que Paris...



Primeiro Dia



Os irlandeses tomam um café da manhã caprichado pelo visto...Vejam só um típico breakfast do local...







Andamos pela O’Connell, passamos pelo famoso prédio dos correios e pela Pennye’s (dica do Pagin) – uma loja que vende acessórios muito baratos. Ou melhor, vende de tudo por lá, uma mega store a preços incríveis e adivinhem...a loja é cheia de brasileiros hahaha





Compramos o Day Pass e fomos até o Phoenix Park – a national historic park.



Um passeio bem agradável...mas o parque é grande e pareceu não ter muitas opções de meio de transporte para andar lá por dentro. Fomos caminhando e perdemos um bom tempo nesse ponto turísitico. Mas, valeu a pena...tentamos conhecer a casa do Presidente, mas teríamos que esperar 1 hora e acabamos desistindo.


O Dublin Zoo fica dentro do parque e também tem uma fazenda – Farmleigh - mas estava fechada...



Achei engraçado esse outdoor informativo.


Bom saber: A visita a casa do Presidente (= Áras an Uachtaráin) é gratuita e aberta ao público aos sábados. Basta dar o seu nome no Visitor Center e pegar um ticket. A van sai de 1 em 1 hora.





Provamos um chá delicioso na boutique próxima ao Visitor Center – sabor strawberry and raspaberry. Hum....



Fomos visitar as Igrejas: Christ Church e Saint Patrick’s Cathedral . Ficam bem próximas...



De lá, seguimos para a Guiness StoreHouse. Muitos andares, cerveja grátis, curso de barman com certificado e tudo e vista panorâmica da cidade no último andar! A cervejaria completou 250 anos em 2009.







Bom saber: Se você reservar seu ingresso pela internet www.guinness-storehouse.com, você não precisa entrar na fila e ganha 10% de desconto. Mais informações no site...



Tentamos ir até o Irish Historical Museum, mas estava fechado :o(



Seguimos para o Temple Bar e seus arredores (uma zona mais noturna com vários bares. É super turística!)
Grafton Street. A maioria das lojas já estavam fechadas, só restaram as que vendiam coisas típicas.







A Irlanda tem muitos símbolos (trevo, ovelha, Guinness, harpa, portas coloridas, “duende da sorte”, a própria cor verde...). E todos eles são divertidos! Dava vontade de comprar toda a loja de souvenirs.



Que lugar mais fofo e agradável!!



Tiramos uma foto com a Moly Malone. Diz a tradição passar a mão no peito da estátua dá sorte!





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Domingão...

Primeiro domingo do mês = tudo de graça!! Museus, monumentos (geralmente tudo o que é ligado ao Governo)


Fizemos nossa listinha para conhecer mais coisitas!


Número 1 - Château de Versailles


O castelo é de uma grandiosidade ímpar.. lindo, lindo, com muita riqueza de detalhes, lustres belíssimos, paredes aveludadas...enfim..pompa e dourado para todos os lados.




Mas, para variar, algumas coisas diferentes me chamaram atenção:


- pérola já estava na moda em 1600
- o corredor do Rei é maior do que a nossa casa
- os dourados são SUPER bem conservados (diferente dos monumentos brasileiros. Apesar que a águia do Teatro Municipal ficou um espetáculo!)
- as poses dos homens da época eram bem esquisitas (pelo menos as esculturas mostravam isso, agora se era realmente a pose que eles faziam, eu já não sei...)
- uma coisa que me encanta e ao mesmo tempo fico um pouco chocada são os tetos. Como assim? São todos muito altos e trabalhados nos mínimo detalhes. Não consigo imaginar pessoas fazendo esse tipo de trabalho, mesmo sabendo que eles não tinham internet, o estilo de vida era outro, a quantidade de informações recebida diariamente não era que nem nos dias de hoje, enfim...haja tempo livre e disposição para só fazer isso uma vida inteira..rs!
- todos os homens usavam cabelo grande
- as camas já eram meio estilo box (sendo que super alta e com fru fru's no topo)


Obs: Não vou colocar foto de tudo que comentei, mas quem ficar curioso, depois vou colocar no Picasa!! hahaha


Agora é sério..o castelo não fica muito próximo do centro de Paris, mas é um programa imperdível.


Estava tendo uma exposição sobre Louis XIV e um concurso de fotos enviadas pelos próprios visitantes. Pena que só li essa informação no final e todas as fotos que tirei aparece ou eu ou o Nando. Mas enviei uma do jardim para concorrer...só para ver como funciona.





Número 2 - Musée Rodin


Eu não estava levando muita fé no museu...até entender o trabalho que dá fazer uma escultura. São feitos vários moldes de diferentes materiais até chegar ao protótipo e, por fim, ainda tem toda uma engenharia para fazer o acabamento em bronze. É preciso fazer uns canais para escorrer o excesso do bronze...muito interessante!


Graças a este museu passei a entender um pouco mais e prestar mais atenção neste tipo de obra de arte.




Le penseur (uma das esculturas mais famosas de Rodin)


Número 3 - Musée d'Orsay


Magnífico! Imperdível...






Número 4 - Arc de Triomphe


Fomos até o topo do arco. São 284 degraus, mas até que é tranquilo de subir, pois quando você começa a cansar, aparece um "andar interativo" com explicações sobre a história do monumento e ainda tem uma lojinha vendendo souvenir.


Vista panorâmica da cidade


Bom saber: tem elevador, mas eles teoricamente não permitem que o visitante utilize. Mas uma grávida pediu e eles deixaram. Acredito que tenha prioridade para alguns casos (idosos, etc.)


Contrução: de 1806 até 1836 (referente à vitória de Napoleão na Batalha de Auterlitz)


Para terminar o dia...fomos jantar com o japa e sua namorada (que só fala japonês). Nosso jantar foi bem divertido, regado de muita mímica, tradução simultânea e com direito a troca de presentes culturais. "Arigatô"...




_________

Cremerie Restaurant Polidor
41 Rue Monsieur-Le-Prince
Um típico francês...
_________

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Na rua, na chuva, na fazenda...

O nosso último sábado foi muito animado!!


Começamos o passeio por Vincennes, lugar que o Nando morou da outra vez que ficou em Paris.


Luli, lembrei de tudo, sabia? Quando saímos da estação de metrô, eu já consegui me localizar!!






Boulangerie = Padaria e Patisserie = doceria




Chateau de Vincennes
É um dos maiores e mais bem conservados castelos da Europa. Mas não acho que seja um dos mais bonitos. Sua construção teve início no século XII, um pouco antes do Louvre.






De lá, seguimos a dica do meu guia gratuito e pegamos um ônibus para conhecer a Ferme de Paris. É uma fazenda pedagógica voltada principalmente para receber visitas de escolas e crianças. Nos divertimos por lá!!


Carlinha, eu estou parecendo você...estou ficando meio fissurada por animais hahaha


Bêtes = ovelhas




Chèvres = cabras (O Nando se deu bem com elas...acho que é porque ele ama queijo de cabra!)






Vaches normadies (elas eram gigantes...muito gordas!! Algumas chegam a pesar 850kg)




Lapin = coelhos




Porcherie =  porcaria (rs!)



Tinham outros bichinhos...o passeio foi super diferente. Não é muito trivial chegar lá, mas vale a pena!


Ainda caminhamos pelo Bois de Vincennes, uma espécie de bosque que é super agradável.


Estava tendo uma corrida de cavalos no Hipódromo de lá, mas é diferente daqui...os corredores não ficam em cima dos cavalos e sim numa cadeirinha tipo uma charrete estilizada.






Finalmente fomos para Montmartre. Adoro!! Subimos de furniculair (=bondinho). A vista lá de cima é linda! É um bom lugar para se comprar souvenir.


Estávamos planejando conhecer o Museu do Dalí, mas estava fechado no dia.


Sacre-Coeur
Acho essa igreja muito, muito bonita. Só tem uns cavalos na fachada dela que, na minha opinião, não combinam muito. Pesquisando sobre a história da Igreja, descobri que Santo Inácio fundou a Companhia de Jesus lá em Montmartre em 1534.






Madeleine
Fomos até a praça da Madeleine. A igreja por fora é super diferente, nem parece muito uma igreja.






Em torno da praça ficam as famosas lojas de doces. A Fouchon é uma loja toda rosa. Até a nota fical era rosa. Vejam que bomba de chocolate elegante!!






Ainda fomos no Ladurée (uma rede de lojas que começou em 1862). Tinha até fila para entrar! A especialidade deles são os macarrons...Mas acho que esta é a filial mais famosa. Além da boutique de vendas, também é um restaurante (16 Rue Royale).


Reparem que a vitrine é especial do Dia dos Namorados. Aqui eles comemoram no dia 14 de fevereiro, ou seja, esse ano vou comemorar 2 vezes...





Tia Tania, feliz aniversário!!!